15ª Edição do Programa Atitude Educação

15ª Edição do Programa Atitude Educação

No dia 06 de julho de 2021 aconteceu a 15ª Edição do Programa Atitude Educação com a presença do professor Simão de Miranda:
Pós-Doutor em Educação, Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, é professor, escritor e palestrante. Além do Brasil, apresentou-se na Argentina, Cabo Verde, Cuba, Portugal e São Tomé e Príncipe. Publicou 60 livros sobre formação de professores e literatura para crianças, tem obras traduzidas em Portugal e México e uma distribuída em vinte e sete países. Seus livros integraram catálogos das Feiras de Frankfurt e Bolonha. É Cidadão Honorário de Brasília, consultor pedagógico de editoras brasileiras de livros para crianças, foi professor de Educação Básica e de Ensino Superior, atualmente é docente e Coordenador da Pós-Graduação em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural do Instituto Saber, em Brasília e é formador de professores na EAPE. Para conhecer sua obra e palestras, acessem seu canal no Youtube e o sigam no Instagram, como “simaodemiranda”.
Iniciamos com o convite para a apresentação do convidado para falar sobre a sua formação acadêmica, trajetória profissional e atuação.
Simão de Miranda relatou que tem mais de trinta anos como escritor e que iniciou escrevendo livros para a formação de professores e que demorou a escrever e publicar livros infantis. O mesmo falou sobre a responsabilidade de escrever para o público infantil e sobre o encantamento que as histórias trazem , bem como sobre a mágica do “Era uma vez…” e das muitas contribuições das histórias e a força que têm na nossa formação ,desde a ancestralidade até os dias atuais.
O autor de 60 livros publicados nos falou sobre a importância dos livros na sua vida, formação e desenvolvimento.
Também nos trouxe informações pertinentes, como:
• Objetivos/ finalidades da literatura como ferramenta essencial para o desenvolvimento do indivíduo nos mais diversos aspectos : moral, ético, social, cognitivo, afetivo, cultural e outros.
• A importância do debate diante de questões polêmicas relacionadas à literatura em relação às diversas épocas que foram escritas, à cultura, à sociedade e tantos outros aspectos que norteiam as artes, a literatura e etc…e a importância de sabermos valorizar e compreender as riquezas e contribuições de tantos escritores, artistas e demais pessoas que deixaram um legado para a história do nosso país.
• Sobre a garantia dos direitos dos bebês, das crianças bem pequenas e das crianças pequenas em relação à literatura Infantil, que não pode ser negada e que é assegurada pela LDBN ( Lei de Diretrizes e Base Nacional) e pela BNCC ( Base Nacional Comum Curricular).
• Característica da literatura de forma mais simbólica: espaço onde coabitam fantasia e realidade, razão e emoção, criaturas e criadores.
Que a literatura está para nos divertir enquanto nos educa, para nos emocionar e enquanto nos emociona também nos humaniza e enquanto nos humaniza nos liberta.
Simão de Miranda partilhou conosco momentos e experiências marcantes que vivenciou ao longo de sua trajetória, como a sugestão de um aluno para que ele escrevesse o livro “Para ser ainda mais feliz todo dia” ,pois o mesmo já havia escrito o livro :”Para ser feliz todo dia.”
E sobre a experiência que teve na África – São Tomé e Príncipe, onde conheceu alunos que tiveram a experiência de tocar pela primeira vez em um livro. Vê-los abraçar os livros e saber que esses livros eram de sua autoria foi marcante para sua história, enquanto escritor e pessoa.
Apresentei livros seus que foram adotados pela escola da minha filha e um em especial que o mesmo me autografou em 2007 em uma formação para professores: “Professor, não deixe a peteca cair”. Simão de Miranda chamou esse momento de afago e que afagos são sempre muito bons.
Simão de Miranda nos apresentou sugestões de livros da sua Loja Virtual – website: Simãodemiranda.com.br e também nos falou sobre a oferta de material gratuito em seu canal no YouTube:
Youtube.com/Simãodemiranda , onde também podemos visualizar palestras e vídeos das suas histórias, contadas por ele mesmo.
A pedido dos amigos Sílvio e Regina, que assistiam o programa, Simão de Miranda falou sobre a Pós Graduação – Lato Sensu – Educação Infantil, coordenada por ele.Totalmente à distância, na perspectiva da Teoria Histórico Cultural. O curso é anual e as aulas ocorrem em um sábado por mês e nos deixou as informações para quem quiser conhecer mais sobre o curso: Instituto Saber – 30462746/ 81660150.
Enfim, o momento foi maravilhoso, de muita descontração e aprendizado e assim como Simão de Miranda nos achou 1000 na abordagem de um tema tão pertinente nós queremos deixar o registro de que a recíproca é muito verdadeira, pois a participação do mesmo foi uma honra para nós .Ele com seu jeito cativante de ser , certamente, encantou a nós e a todos que tiveram a oportunidade de assistir e se maravilhar com sua fala.
Já deixamos um convite especial para que Simão de Miranda esteja conosco em outros momentos, pois viajar pelo mundo da Literatura Infantil é sempre bom demais!

Eliane Andrade

admradio

admradio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!