19ª Edição do Programa Atitude Educação

19ª Edição do Programa Atitude Educação

No dia 10 de agosto de 2021 realizamos a 19ª Edição do Programa Atitude Educação. A nossa convidada foi a professora Margaret
Mestra em Psicologia dos processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, psicanalista e professora da SEEDF
O tema da nossa conversa foi:
Inclusão Laboral de Pessoas com Deficiência Intelectual
A professora começou falando um pouco sobre ela , sobre sua formação acadêmica e trajetória profissional.
Em seguida nos falou sobre:
• O que mostram / apontam os estudos recentes sobre Inclusão Laboral de Pessoas com Deficiência Intelectual.
• Conquistas obtidas por meio da Inclusão Laboral à pessoa com Deficiência Intelectual.
• O que diz a Legislação e quais são as Políticas Públicas para que a inserção da pessoa com Deficiência Intelectual aconteça efetivamente e seja assegurada às pessoas que, até pouco tempo, viviam às margens da sociedade.
* Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988.
* Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(UNESCO 1994)
* Lei de Cotas
* Estatuto da Pessoa com Deficiência.• Opinião da professora em relação à valorização das pessoas com Deficiência Intelectual por parte da sociedade, bem como sobre o preconceito que ainda é muito acentuado.
•A professora reconhece que já houve avanços e conquistas para a Pessoa com Deficiência Intelectual, porém admite que ainda falta um longo caminho a percorrer.
• Papel da escola e da família na formação da Pessoa com Deficiência Intelectual.
• Ideal para que a Formação Profissional, a qualificação, a Organização e o planejamento aconteçam de maneira exitosa e que os objetivos sejam alcançados em relação à Inserção das pessoas com Deficiência Intelectual.
• O que são as Oficinas Profissionalizantes e a importância delas.
• Preparação / Conscientização das empresas/ empregadores para receber as pessoas com Deficiência Intelectual no quadro de trabalhadores , como costuma ser a contratação e quais são as maiores dificuldades e desafios enfrentados.
Pedi para a professora falar sobre o tema de sua pesquisa ” A Compreensão de Pessoas com ” Deficiência Intelectual” sobre o Trabalho – O que significa o trabalho para as pessoas com Deficiência Intelectual.
Durante o nosso programa conversamos sobre várias questões pertinentes referentes às famílias e às Pessoas com Deficiência, bem como sobre situações vivenciadas no dia a dia dessas pessoas, suas lutas, vitórias e conquistas.
Agradecemos à professora Margaret por ter aceitado o nosso convite e contribuir de maneira tão significativa com nosso programa, que tem o objetivo de contribuir com a Educação de nosso sociedade. A fala da professora Margaret nos motiva a termos um olhar cada vez mais sensível para a realidade das pessoas com deficiência e entender que as diferenças fazem a nossa sociedade melhor.
A professora Margaret que é uma apaixonada pela profissão de educadora, apresentou muitas informações importantes e que podem ser vistas pelo Youtube posteriormente.Confira também os nossos programas anteriores, com pessoas e assuntos muito interessantes, deixando seu like e seu comentário.
Gratidão à professora Margaret, à professora Regina Jodely pela indicação e a todos que se envolvem, direta ou indiretamente, para que o programa aconteça.
Agradeço a todos que estão sempre conosco todas às terças-feiras, às 20 horas, participando do chat, do whatsapp e outros.
A todos, o nosso muito obrigada e até à próxima edição de mais um Programa Atitude Educação.

Eliane Andrade

admradio

admradio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!