21 ª Edição do Programa Atitude Educação

21 ª Edição do Programa Atitude Educação

No dia 31 de agosto de 2021 transmitimos a 21 ª Edição do nosso programa de toda terça-feira à noite.
A nossa convidada foi a professora da SEEDF – Nair Cristina da Silva Tuboiti.
A professora Nair estuda o processo de ensino-aprendizagem com foco na alfabetização, na formação profissional, na didática profissional.
Pós-doutoranda em Psicologia – Universidade Católica de Brasília (2019). Mestre e Doutora em Psicologia – UCB. Vinculada, como colaboradora, ao Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA) e à ARDéCO/Paris.

O tema abordado foi : “Ensino infantil – A Adaptação ao Ensino Híbrido na Volta às Aulas.

A professora iniciou o programa se apresentando ,falando um pouco sobre si, sobre a sua formação acadêmica e trajetória profissional até os dias atuais na Escola Classe 16 – Regional de Taguatinga.
Diante das perguntas no nosso momento de entrevista/bate papo, a professora discorreu sobre muitos temas muito relevantes para o momento que estamos enfrentando, tais como:
•Modelo híbrido(remoto e presencial na volta às aulas no DF;
• Possibilidades para a alfabetização nesse período desafiador de pandemia;
• Escuta sensível dos estudantes, que vai além de escutar as palavras, mas escutar os gestos , as expressões e comportamentos, diante de questões que já aconteciam e que foram potencializada nesse isolamento.
•Experiências relacionadas às perdas, trabalhando por meio de histórias, músicas e outros recursos , com o objetivo de ajudar os estudantes a administrarem as problemáticas vivenciadas.
•Usar a criatividade para pensar em estratégias para auxiliar as crianças da melhor forma, por meio da literatura , da arte e da música, pois a professora nos diz que ” a arte tem o poder de nos tocar, de tocar a alma e nos fazer refletir”
A professora nos fala sobre o real papel da escola e da família! Um diálogo que tem tudo pra dar certo, a partir do momento que cada um conheça o seu espaço, o seu lugar e assim possa contribuir de forma efetiva na formação dos estudantes.
A professora comenta sobre ressignificar Educação e as práticas, diante dos inúmeros desafios enfrentados.
Fala sobre a experiência da aula – entrevista, que é um momento de sondagem do professor, individualmente com o aluno , procura entender o que este sabe, quais são as dificuldades; enfim, que o professor busque informações sobre o processo de aprendizagem do aluno e tenha condições de pensar nas estratégias.
Ela também fala sobre a importância do jogo, bem como sobre perdas e ganhos.
E para concluir, respondeu à pergunta sobre a utilização de aparelhos tecnológicos na Educação, mencionando que é preciso ter equilíbrio entre :
•Pontos positivos X pontos negativos
• Benefícios X malefícios
Para ver essa entrevista na íntegra, acesse o programa no Youtube e fique por dentro de toda a abordagem realizada!
O momento com a professora Nair Tuboiti foi muito especial e de muito aprendizado para nós e nossos ouvintes.
Ficamos imensamente gratos !

Eliane Andrade

admradio

admradio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!