21 anos no coração do Gama

21 anos no coração do Gama

Assim nascemos…

Um dia em uma festa na Paróquia São Sebastião do Gama/DF, um padre e um jovem, em tom de brincadeira, conversavam sobre a possibilidade de se ter uma rádio que ajudasse na evangelização. A conversa entre eles foi levada a sério, então com muito empenho, começaram a pesquisar para saber o caminho para fazer daquela ideia uma realidade. Descobriram que existia uma legislação vigente que tratava do assunto, e foram informados de que uma rádio em funcionamento poderia concorrer à Outorga do Governo Federal a uma Rádio comunitária. Assim em 1996 foi criada a rádio Ágape FM, que se tornou sucesso de audiência, mas durou apenas 6 meses, sendo fechada pela Polícia Federal e Anatel. Na ocasião, equipamentos, locutores e o padre foram encaminhados à delegacia.Em 1998 foi fundada a Associação Comunitária de Comunicação e Cultura do Gama (AC3G). Naquele mesmo ano foi aprovado no Congresso Nacional a Lei de Radiodifusão Comunitária. A partir daí foi iniciado o processo de preparação da documentação, de acordo com as exigências do Ministério das Comunicações.Após 3 anos de muito trabalho, referente à obtenção de documentos e lidando com muita burocracia, no dia 08 de agosto de 2001 foi emitida, pelo Ministério das Comunicações, a autorização para o funcionamento da Rádio. Estava no ar a primeira Rádio Comunitária de Brasília, a primeira do Gama, a Rádio Comunidade FM 104,9.Desde o início a nova emissora se destacou na comunidade. Era uma rádio diferente das demais, onde o cidadão poderia falar com qualidade. Era o que a cidade esperava e precisava. Uma rádio que falasse a língua do povo. Até hoje a Rádio perscruta seus anseios, se ocupa com seus problemas e ainda busca soluções para suas reclamações. O povo passou a ter um canal aberto de comunicação.No começo sua administração foi muito difícil, não havia recursos técnicos/financeiros e eram poucos os equipamentos. Tínhamos uma mesinha de som de 2 canais, 2 aparelhos de cd, um vídeo cassete e um microfone. Todos eles obtidos por meio de doações.
Muitos não sabem, mas é grande o número de rádios que não conseguiram superar os problemas iniciais e fecharam em pouco tempo. A Legislação Brasileira que trata de Radiodifusão Comunitária é muito complicada e injusta, pois são muitas as obrigações e poucos são os direitos; o que torna difícil a vida de uma Rádio Comunitária. Muitos são os fatores que dificultam a captação de recursos para manter uma emissora no ar. Entre os principais problemas estão: a baixa potência, a obrigatoriedade de que todas as Rádios Comunitárias operam em uma única frequência, (98,1) causando muitas vezes congestionamento na frequência e um prejudicando a transmissão de uma rádio. Mesmo com todas as dificuldades, aos poucos superadas, a Rádio Comunidade FM se destacava no meio das “grandes” comerciais. Nos tornamos vitrine para grandes rádios e TVs.
Os melhores comunicadores eram formados na Rádio Comunidade, muitos profissionais atuavam em vários setores: Atividade FM, JK FM, Transamérica FM, Band FM, Mega FM, Supra FM, Rádio Justiça, Rádio Web, Rádio CBN, Mais FM, Rede Imaculada FM, Luziânia FM, Paranaíba FM, Visão FM, Rede Sucesso FM e TV Bandeirantes com o programa viola caipira.
A Associação Comunitária de Comunicação e Cultura – AC3G, agradece aos fundadores, associados, comunicadores, voluntários e a todos que colaboraram de alguma maneira, bem como aqueles que somaram para que a Rádio Comunidade se tornasse uma realidade. São 21 anos no ar. Somos o início de um projeto que, pelas dificuldades, tinha tudo para não dar certo, mas graças a Deus, sobrevivemos maduros. Somos um canal de comunicação direto com o ouvinte, canal esse que é cada vez mais comprometido em informar e principalmente formar os cidadãos do nosso país.
A Rádio cresce a cada dia, tanto em qualidade quanto em inserção tecnológica.
Todas essas vitórias são de todos nós. Obrigado, comunicadores e principalmente você amigo-ouvinte, amiga-ouvinte, pela confiança e fidelidade. Saiba que você é o motivo da nossa existência.

Família 98 FM Gama
admradio

admradio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!