24ª Edição do Programa Atitude Educação

24ª Edição do Programa Atitude Educação

No dia 28 de setembro de 2021 aconteceu  a 24ª Edição do Programa Atitude Educação, com o tema : “Projetos na Educação Infantil ”   com a convidada  Amanda Malta.

Professora bilíngue, especialista em Ed.Infantil, alfabetização e Letramento. Formada em Letras português/Inglês  e pedagogia.

 Iniciamos a nossa conversa ouvindo a Amanda falar um pouco sobre sua vida pessoal, formação acadêmica e trajetória profissional.

Pedi para a professora dizer o que é para ela  a Educação Infantil e o que as crianças representam para ela.

Em seguida, a professora Amanda nos falou como “nasce” um projeto em sua prática pedagógica.

Depois fomos conversar sobre alguns dos projetos que foram desenvolvidos por ela na escola:

  • Projeto Festa de Aniversário:

* Objetivos

* Desenvolvimento

* Avaliação

* Retorno por parte das crianças e suas famílias

A professora Amanda apresentou o projeto ” Festa de Aniversário” no Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro ( FEARJ ) e nos contou sobre a experiência.

 Conhecemos também sobre o projeto muito interessante : “O carteiro chegou” , que depois teve o nome modificado para “Pombo Correio”.  O projeto é muito interessante e me fez recordar um período bom da infância.

A professora trabalha esse e outros meios de comunicação, além de apresentar  e valorizar os diversos gêneros  textuais e ainda  outros assuntos dentro da proposta.

Um projeto que despertou a curiosidade foi “O caso da Lagarta”. A professora nos contou a experiência no dia -a – dia enquanto enquanto vivenciavam cada fase da lagarta e cada fase do projeto.

É importante ressaltar que além das intencionalidades relacionadas a cada projeto , é possível agregar muitos saberes diante das experiências e da curiosidade das crianças tornando assim a aprendizagem muito rica e significativa.

Falando em aprendizagem significativa , também despertou curiosidade o projeto “dinheiro não nasce em árvores”. A professora Amanda nos contou como surgiu e nos contou as experiências e os acontecimentos durante a execução do projeto , bem como o envolvimento da família , não somente nesse, mas nos demais projetos desenvolvidos.

Também nos relatou sobre o projeto “Revista de Ciências” que é uma espécie de “junção” de várias experiências vividas e trabalhadas no cotidiano da sala de aula e nos discorreu sobre o riquíssimo trabalho.

A professora ainda nos falou sobre uma proposta bem interessante: A criação de um jornal que continha informações sobre o coronavírus, sobre outros vírus, alimentos que auxiliam no aumento da humanidade, bem como maneiras de se cuidar , como a higienização e uso de máscaras e outras informações pertinentes.Esse trabalho envolveu a escola toda e trouxe um excelente resultado.

Ao ser elogiada(durante a preparação do programa) pelo trabalho que realiza, a professora disse : “Obrigada. A escola onde trabalho permite que voe assim .So gratidão”. 

Me encantei com essa colocação, pois o ideal seria que todos os profissionais tivessem oportunidades e autonomia para realizar un trabalho diferenciado, criativo, rico e motivador, tornando a aprendizagem muito prazerosa e significativa. Oxalá todos tenham experiências como essas.

A professora Amanda apresenta satisfação e muito amor em relação  ao trabalho que realiza el nos falou sobre suas metas e sonhos e concluiu mandando um recado para os profissionais da Educação Infantil e fazendo as considerações finais.

O momento foi de grande riqueza para mim e todos da Rádio Comunidade FM, bem como  para as pessoas que nos acompanharam por meio das nossas  redes sociais.

Terça-feira , dia 5/10 estaremos realizando mais uma edição do Programa Atitude Educação e contamos com a sua participação.

Eliane Andrade

admradio

admradio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!