25 ª Edição do Programa Atitude Educação

25 ª Edição do Programa Atitude Educação

A 25ª Edição do Programa Atitude Educação, que aconteceu no dia 05 de outubro de 2021, foi muito interessante.
Estiveram conosco:
•O professor e vice – diretor do Centro de Ensino Médio 02 do Gama, Clériston Alves(Tom)- Formado em Educação Física e Nutrição.
• Professor Alex Aragão, coordenador de Projetos do Centro de Ensino Médio 02 do Gama- Mestre em Química.
• Vítor Rodrigues, estudante do Centro de Ensino Médio 02 do Gama- estudante de design gráfico na Escola Saga.Design e gerente do audiovisual da Digidrawart, colaborando com mais de 300 empresas. Responsável por toda a parte técnica do Podcast.

Tema: 7 º Horário- O Podcast Inovador que surgiu no CEM 02 DO Gama

Começamos vendo e/ ou ouvindo os nossos convidados se apresentarem e falarem um pouco sobre a vida pessoal, a formação acadêmica e a trajetória profissional.
O pedido pra iniciar o assunto da noite foi para conceituarem Podcast e desde quando existe no Brasil. Cada um fez uma abordagem de maneira tão interessante e clara para quem conhece e , principalmente para quem não conhece e que o Podcast ainda é novidade .
O professor Tom fala da importância das redes sociais na ampliação da comunicação e o quanto essa área vem crescendo.
Depois a fala deles foi para esclarecer a respeito de:
• Os diferentes tipos de Podcast .
•Os objetivos de cada um • Em qual tipo o 7º Horário se encaixa.
• O porquê do nome.
•Como surgiu no CEM 02.
• Qual é o objetivo
• Como foi criado e por quem.
•Com quem costumam conversar.
•Quais são os assuntos que costumam tratar.
• Qual é o papel de cada um dos envolvidos no Podcast 7º Horário.
• O que não pode faltar em um Podcast para se ter qualidade, na opinião dos convidados.
• Explanação : Rádio e Podcast não são modalidades concorrentes ,mas pelo contrário, são meios que podem se complementar. Eles elencaram as principais diferenças e semelhanças entre os dois meios e que rádio e podcast se complementam e que há um intercâmbio de ideias, apesar das diferenças na natureza da comunicação. O professor Alex comenta sobre a importância do rádio em nossa sociedade e o quanto contribui para que leques sejam abertos e para que as inovações aconteçam.
Falamos sobre a importância da participação da família para o processo de aprendizagem e reconhecem que a troca favorece o alcance dos objetivos e os professores cotam a valiosa contribuição de todos os profissionais envolvidos no ambiente escolar.
Os convidados citaram algumas pautas interessantes, como por exemplo, a participação de uma psicóloga e outra sobre o meio ambiente.
Cada um citou o podcast que costuma acompanhar. Muitas pessoas participaram elogiando o brilhante trabalho que o grupo realiza junto à Comunidade Escolar.
O professor Clériston citou a professora Janaína como a idealizadora do Podcast e ambos professores cotam o Vitor como um integrante de excelência da equipe, o quanto tem se dedicado e como se preocupa com os detalhes, para que os resultados sejam positivos, inclusive comentam o quanto o nível é elevado com a sua participação.
O professor Clériston relatou situações valiosas de sua história pessoal e acadêmica, cita o podcast como una maneira de oferecer suporte aos estudantes.o trabalho que realizam vai muito além dos muros da escola e me faz lembrar da frase:
” Quando o professor vai além, pode mudar o destino de alguém” ( desconheço o autor).
O Vitor conta um episódio em que teve a oportunidade de oferecer suporte técnico para que o podcast pudesse acontecer com qualidade, pois já havia adquirido experiências e aprendizados na igreja e da referência do seu irmão. Deu ideias para pessoas que desejam entrar na área de audiovisuais e afirma que tem uma boa abertura para ensinar e/ ou auxiliar outros que despertarem para esse campo e apresentam interesse em aprender.
O professor Alex ressalta o quanto as ideias dos estudantes elevam o nível do trabalho da escola e sugere que os gestores e professores dêem espaço para a criatividade dos alunos que tanto contribuem com as propostas educacionais e como as propostas podem ser enriquecidas com as ideias inovadoras que trazem.
O professor Alex falou da sua contribuição no Projeto Exatas é Mel, um projeto comunitário. O professor participar com vídeo aulas na sua área, química.
Encerrando o momento, cada um fez suas considerações finais, elogiando o trabalho da Regional de Ensino e contribuíram com muitos comentários lindos e pertinentes e se eu fosse você, visualizaria o vídeo e aproveitaria , assim como nós da Rádio Comunidade FM.
Fica a dica!!!!!

Eliane Andrade

admradio

admradio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!