A 9ª Edição do Programa Atitude Educação foi transmitida no dia 11 de maio de 2021 pela Rádio Comunidade e com mais uma novidade, pelo Youtube.

A 9ª Edição do Programa Atitude Educação foi transmitida no dia 11 de maio de 2021 pela Rádio Comunidade e com mais uma novidade, pelo Youtube.

Tivemos a participação de dois jovens professores que abrilhantaram nossa programação com muito conhecimento.
Na 1a. hora ,por Google Meet , conversamos com o professor Mateus Temoteo.
Tema : A importância da Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e os Aspectos Transversais, tema tão importante para a sociedade de modo geral.
O professor iniciou falando um pouco sobre si, sua formação (graduação em Arquitetura e Matemática) e caminho até à Educação Financeira.
Falamos sobre a Base Nacional Comum Curricular ,que foi homologada em 2017 (Educação Infantil e Ensino Fundamental ) e 2018 (Ensino Médio) pelo Ministério da Educação e Cultura. É um documento criado para conduzir/direcionar o ensino das escolas brasileiras. A BNCC faz parte do Plano Nacional de Educação, previsto na Constituição Federal de 1988.
Segundo a BNCC , a Educação Financeira deve ser trabalhada de maneira interdisciplinar e não como uma disciplina que será incluída na grade curricular à parte ou somente na matéria de matemática.
O professor nos falou sobre a interdisciplinaridade e nos apresentou muitas sugestões de atividades para as matérias,como:
. Português: tirinhas, ditados populares, tipologias textuais, lista de compras, receitas e etc.
. Matemática: manipulação de valores, leitura e escrita de valores, operações básicas para o cálculo de troços, criação de gráficos e tabelas e etc…
. História: Evolução da sociedade, comércio, surgimento do dinheiro, variedade dos tipos de cédulas, moedas e etc .
. Geografia: peculiaridades e influência das regiões sobre o comércio e os tipos de mercadorias, fronteiras geográficas , o dinheiro: capitalismo, consumismo e o meio ambiente.
. Ciências: os alquimistas e a busca pela transformação de metais não preciosos,em ouro.
. Filosofia e Sociologia: Influência do dinheiro na sociedade e na construção das relações sociais.
.arte: estampas, os motivos das cédulas e das moedas do Brasil e de outros países.
Na parte prática ,o professor Mateus disse ser possível orientar/educar as crianças para que levem os conhecimentos adquiridos para a rotina familiar e citou-nos exemplos de conteúdos “domésticos”,como conceituou o professor :
despesas com o pagamento das contas, leituras de etiquetas e rótulos, desperdício , organização da geladeira e muitos outros.O professor nos apresentou conhecimentos que são úteis para a vida toda e não somente para os alunos,mas para todos os segmentos escolares.
Também conversamos sobre os objetivos e importância de iniciar a Educação Financeira na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.
Falamos também sobre o trabalho do professor Mateus na sala de aula, sua criatividade e dinamismo para desenvolver o trabalho com os estudantes.
Por fim, o professor nos relatou projetos e atividades que podem ser desenvolvidos ao longo do ano letivo e a culminância com o Mercadinho.
A participação do professor Mateus Temoteo foi de muita importância e de muito aprendizado.
Obs.: O professor nos relatou a quantidade de ideias, materiais e propostas no Youtube e outras fontes.
Na 2a. hora, a participação foi do professor Orientador de Iniciação Científica do CEMI – Gama- José Matheus Lima.
O tema abordado foi o Projeto CAFIT -Clube de Astronomia e Foguetemodelismo Integrada à Tecnologia, assuntos que trazem muita curiosidade.
O professor nos falou sobre sua formação e atuação e depois discorreu sobre o que é um foguete e o que é Foguetemodelismo, seus fins educacionais e profissionais e sobre o Projeto CAFITE (Clube de Astronomia e Foguetemodelismo Integrado à Tecnologia) e outros assuntos como :
.origem do Foguetemodelismo
.Quem pode praticar essa atividade.
.Como é realizado o trabalho no CEMI, com os alunos e o material utilizado para a confecção do foguete.
. Competições com a participação dos alunos e etc.
O professor falou também sobre curiosidades astronômicas, instrumentos ,como o telescópio confeccionado com material reciclado. Explicou sobre a Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações ( MCTI ) É a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira. Desde a sua criação, em fevereiro de 1994, a Agência trabalha para empreender os esforços do governo brasileiro na promoção da autonomia do setor espacial.
A Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais estabelece objetivos e diretrizes para os programas e projetos nacionais relativos à área espacial, e tem o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) como principal instrumento de planejamento.
A programação do Programa Atitude Educação foi muito rica e de grande aprendizado.
Agradecemos imensamente a participação e colaboração dos convidados da noite, que prontamente aceitaram o convite de levar informações de qualidade para a nossa comunidade, que é de fato o objetivo principal do nosso programa.

Eliane Andrade

admradio

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