Construindo uma Consciência Financeira

E aí pessoal, aqui quem fala é o DihCash, espero de verdade que vocês estejam muito bem, pois hoje lhes trago uma notícia muito, muito boa. Separamos esse espaço pra falar sobre um assunto pouco comentado, porém de grande importância na vida de qualquer pessoa. Com certeza algo que você não aprendeu na escola ou que talvez nunca ouviu falar.  

Nos últimos 5 anos mais ou menos eu estive muito envolvido com esse tema, estudando aqui, pesquisando dali e acabei me aprimorando ao máximo para que pudesse trazer o melhor conteúdo para vocês de forma rápida, simples e muito organizada.

Bom… Eu me chamo Diego Dias Rodrigues, mas podem me chamar de dihcash e a partir de hoje vamos falar muito sobre educação financeira. 

Pessoal, eu sinto uma necessidade muito grande de falar sobre esse tema, por que de 10 pessoas que eu converso 9 ou até mesmo as 10 estão endividadas, estão assim perdidas financeiramente, pagando juros altíssimos, e muita das vezes na metade do mês já estão sem dinheiro. Muitas pessoas acreditam ser capazes de manter um controle saudável sobre seu dinheiro, cartão de credito e qualquer gasto que fazem durante o mês, sendo assim desconsideram totalmente a importância de uma boa educação financeira. 

Pense comigo, se você deseja aprender uma língua estrangeira você paga um curso, se deseja melhorar sua condição física e perder peso, contrata um personal trainer, se deseja passar em um concurso ou um vestibular você paga um cursinho. Mas quando se trata de obter conhecimento sobre o dinheiro muitas pessoas acreditam já nascer sabendo as manhas e os macetes da economia e não se importam e não se preocupam em se educar financeiramente. 

Dih, mas o que é a tal da educação financeira? Bom… ao contrário do que muitos pensam, educação financeira vai muito além do que apenas economizar dinheiro, guarda-lo em baixo do colchão ou para uma ocasião posterior. Ser educado financeiramente tem muito a ver com as escolhas que fazemos no nosso dia a dia e que de alguma forma impacta no nosso orçamento. Por exemplo quando você age compulsiva e não pensa nas compras que faz, sai comprando sapato, bolsa, roupas você definitivamente não está levando em conta um planejamento financeiro. Uma pessoa financeiramente organizada consegue manter uma boa qualidade de vida, passa a ser consciente sobre aquilo que ganha e aquilo que gasta, estipula metas acerca do que pretende adquirir e consegue viver de forma amigável com suas contas e com o cartão de credito. 

Veja bem, não se trata de cortar todas as despesas ou prazeres da vida, você não vai precisar cortar a cervejinha do final de semana ou aquele cafezinho na lanchonete da esquina, mas certamente terá que estipular um limite para cada gasto, é necessário que se estabeleça um equilíbrio entre o que você realmente ganha e que você realmente pode pagar. 

Você certamente já ouviu falar de algum servidor público que vive endividado, pedindo dinheiro para os amigos e fazendo empréstimos em bancos a juros altos, ou seja, não há aqui um equilíbrio entre o que se ganha e o que se compra. 

E aprender a manter esse equilíbrio é extremamente importante, visto que vivemos em uma sociedade que se baseia no consumo e no gasto constante e que a única moeda de troca que temos é o dinheiro. E pode se tornar um pesadelo terrível, mal chegar na metade do mês e já estar sem a sua única moeda de troca. Imagine aí você receber seu pagamento lá pro quinto dia útil ou no dia 10 e lá pro dia 15 ou 16 não ter nenhum centavo no bolso. Difícil né, mas essa é a realidade de muitos brasileiros. 

pessoal, é por esses e outros motivos que nos próximos dias eu continuarei falando bastante sobre a conscientização financeira e toda a psicologia que envolve o dinheiro. É muito válido que nesses momentos iniciais seja criado um habito, um padrão de conscientização acerca desse nosso tema. E tenho certeza que essa parte mais psicológica, mais primitiva vai te ajudar muito nisso.

Bom, eu vou ficando por aqui, espero que vocês tenham gostado, tenham todos um ótimo dia, fiquem com Deus e até, até mais. 

Por: Dihcash
Instagram: dih.cash

One thought on “Construindo uma Consciência Financeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!