Futebol de Brasília: PARTE V

Futebol de Brasília: PARTE V

Tempos atuais

Estamos em 2021, e o  cenário persiste, políticas arcaicas, fechadas, apesar do estatuto, a velha política continua, os ídolos foram esquecidos, a gestão financeira é um imbróglio, o qual não foi resolvido até hoje, duras críticas pela imprensa local e parte da torcida insatisfeita com a gestão do Gama, ou seja, o clube vive um dos  piores momentos da sua história.   

Ídolos Esquecidos 

Estamos fazendo uma série de entrevistas com ídolos do Gama, no programa Gamados por futebol, na Rádio 98.1 FM, que vai ar, todas às segunda-feira, das 20 às 22hs. Porém é consensual entre entre os ídolos: Gerson, Rodriguinho, Romualdo, pois não são aproveitados no clube, entretanto, tiveram a preocupação de estudar, fizeram cursos na CBF, fora do Brasil, mesmo assim, não recebem oportunidades no Gama.

Gestores de Futebol que não conseguem superar a crise.

A torcida do Gama, vendo o clube despencando financeiramente entrou no circuito e fez uma grande mobilização para ajudar o clube, através da timemania, essa mobilização pode até amenizar, mas não será  suficiente para equacionar as dívidas e salvar o clube. A torcida de verdade do Gama, está cansada de promessas, cadê o patrocínio do exterior? cadê a parceria com a Paula Belmonte?. São muitas perguntas sem respostas, é fato que a torcida precisa de uma diretoria mais atuante nas decisões, eficiente no planejamento, que trabalhe o marketing e mobilize seus torcedores, que façam uma simples atualização na página do site oficial para manter um mínimo diálogo com seus torcedores, obviamente ficou mais difícil para fechar contratos em virtude da pandemia, além disso, as empresas de Brasília não se mostram interessadas em ajudar com patrocínio, entretanto, o próprio governador de Brasília, Ibanes, deprecia o nosso futebol, quando patrocina clubes de fora, ao invés dos clubes de Brasília, por qual motivo será? Um dos motivos, é o  fato do Gama não ter regularizado  as suas certidões negativas, ou seja, o grande gestor é aquele que procura fazer um bom planejamento conforme um bom plano administrativo, financeiro e um marketing bem elaborado para enfrentar para vencer  as dificuldades diárias do futebol, são  em cenários desfavoráveis que existem terras férteis para excelentes oportunidades de negócios.  

Gestão Weber Magalhães

 A gestão do presidente do Gama  Weber Magalhães, é marcada por duas situações diferentes, na primeira, o clube vem  obtendo sucesso dentro das quatro linhas, principalmente pelo Bicampeonato candango 2019/2020. Em contrapartida, na parte administrativa, é um fracasso, o torcedor Gamense esperava do Weber Magalhães muito mais influência no meio futebolístico, que fosse capaz de atrair grandes patrocinadores, que fizesse a diferença, principalmente por ter sido ex dirigente da CBF, dessa forma, contribuísse mais para uma excelente gestão junto ao Gama, mais infelizmente, isso não vem ocorrendo, o clube têm uma péssima  administração, atrasos salariais dos jogadores, um setor de marketing inexistente e isso desencadeou uma das piores crises financeiras da sua história. Ou seja, a gestão administrativa do Weber é decepcionante, esperava-se muito mais.   

Torcedor Decepcionado.

Em meio a tantos problemas ocorridos nesses últimos 16 anos, com os clubes de Brasília, sem dúvidas, o torcedor é o maior prejudicado, isso também replicou na imprensa esportiva de Brasília, que após inúmeros rebaixamentos, principalmente de Gama e Brasiliense, perderam espaço na mídia nacional. Por outro, há de reconhecer que diante de tantas dificuldades, a imprensa esportiva, torcedores e atletas profissionais se desdobram para viverem do futebol. Enfim, só resta rezar para que o futebol Brasiliense saia  do purgatório, chega! já deu!, chega de pagar tantos pecados.

Parte I: http://98fmgama.com.br/futebol-de-brasilia/
Parte II: http://98fmgama.com.br/futebol-de-brasilia-parte-ii/
Parte III: http://98fmgama.com.br/futebol-de-brasilia-parte-iii/ 
Parte IV: http://98fmgama.com.br/futebol-de-brasilia-parte-iv/ 

 

Por Marcos Prefeito
Comentarista Esportivo

admradio

admradio

2 comentários sobre “Futebol de Brasília: PARTE V

  1. A popularizacao do futebol no Brasil deve-se, em parte, a midia, em especial ao radio nas primeiras decadas do seculo XX. A Radio Nacional do Rio de Janeiro, capital da Republica ate 1961, transmitia partidas para grande parte do territorio nacional. Alem disso, outras radios locais cobriam o esporte em sua propria regiao antes da chegada e difusao da televisao. Os jornais tambem contribuiam para a divulgacao de informacoes a respeito dos ocorridos do esporte. Atualmente, a televisao e o principal orgao difusor do futebol no pais. Os direitos de transmissao dos principais campeonatos encontram-se sobre o monopolio das Organizacoes Globo, que as divide para seus canais, TV Globo, Sportv e Premiere Futebol Clube, alem de outros canais de TV aberta, como a Band e, anteriormente, a Record. A Serie B conta tambem com a transmissao da RedeTV!, alem de Sportv e Premiere Futebol Clube e afiliadas da Globo. A Serie C passou a ser transmitida pela TV Brasil e alguns jogos pelo Sportv. A Serie D e transmitida pelo canal de TV por assinatura Esporte Interativo .

  2. Com o grande exodo de jogadores nos ultimos anos, iniciou-se um debate para mudar certos pontos da Lei Pele. O exodo de jogadores, sobretudo aqueles menores de idade, e palco de muitos debates no pais, principalmente sobre as consequencias que isso estaria gerando ao estilo do futebol brasileiro. Segundo alguns especialistas, a ida prematura a Europa acabaria por modificar o jogador brasileiro, que e lapidado na forma europeia de jogo, focada mais na parte defensiva e tatica do que na habilidade propriamente dita. Tal opiniao e compartilhada por tecnicos como Carlos Alberto Parreira, tetracampeao mundial com a Selecao Brasileira, Vanderlei Luxemburgo, cinco vezes campeao brasileiro e o ingles Arsene Wenger, comandante do Arsenal ha onze anos. Para Parreira, este e um problema que “pode acabar afetando seriamente o futebol brasileiro num futuro proximo.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!