GEEKFIT e Projeto EJA

GEEKFIT e Projeto EJA

O Programa transmitido pela Rádio Comunidade no dia 06 de abril de 2021 foi um sucesso!
Entrevistamos dois professores apaixonados pela profissão.
Na primeira hora a conversa foi excelente.Por meio do Google Meet, tivemos a
oportunidade de conhecer o trabalho do professor David Leonardo, professor de Educação Física e gamer.O professor é autor do Projeto GEEKFIT, um Projeto Social e Educacional de Educação Física, Games e Esportes Eletrônicos.
Ficamos maravilhados com um projeto que contribui e influencia no aprendizado de outras disciplinas. O professor nos relatou o processo para que o projeto fosse apreciado pela Secretaria de Educação do Distrito Federal após ter sido iniciado no Centro de Ensino Fundamental 34 da Ceilândia e também sobre a trajetória enfrentada para a realização do 1° Campeonato de Esportes Eletrônicos entre alunos das Escolas Públicas do Distrito Federal, envolvendo 30 equipes formadas pelos estudantes das 14 Regionais de Ensino, que aconteceu em janeiro deste ano, além das viagens que realizaram e que ainda realizarão com o objetivo dos alunos participarem de grandes eventos que envolvem o esporte eletrônico, jogos e etc… O professor conta com a parceria da família e alguns órgãos, para conseguir levar os alunos para os eventos!
Algo de suma importância que também foi abordado pelo professor é a questão do equilíbrio e valorização tanto das atividades físicas como dos esportes eletrônicos e que as duas realidades não são antagônicas, mas que se complementam positivamente na vida dos estudantes.
Falou-nos sobre
. Os esportes eletrônicos mais praticados.
. Crescimento cada vez maior de atletas de esportes eletrônicos.
.Que por meio do celular é possível que os alunos tenham acesso aos jogos e esportes eletrônicos.
.A possibilidade de ampliar o projeto para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental.
Várias falas do professor foram muito interessantes e motivadoras , porém algumas delas nos chamaram atenção.Ele diz:
“Se eu não fosse professor de Educação Física, eu seria de uma outra disciplina, mas seria PROFESSOR…”
“O professor tem de levar seu aluno a sonhar.”
Encerramos a participação do professor parabenizando-o por sua atuação na SEEDF , atualmente na DEFIDE – Diretoria de Educação Física e Desporto Escolar, por sua dedicação e pelo importante trabalho que tem realizado para a Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
Na segunda hora o momento também foi excelente, pois a conversa sobre Educação de Jovens e Adultos com o professor Rildo Cardoso, foi muito valiosa, pois além de conhecermos melhor a realidade dessa modalidade, também tivemos o privilégio de ver a sensibilidade, admiração e respeito por parte do professor que atua com essa clientela há quase 20 anos. Ele nos falou sobre sua formação e trajetória profissional.
O professor Rildo Cardoso, certamente, representou com maestria os professores da EJA.
Tratamos de assuntos sobre o perfil do corpo docente e discente da EJA, sobre como a EJA é abordada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), pelas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN)e pela Base Nacional Comum Curricular( BNCC )
O professor também nos informou sobre os desafios enfrentados para que o aluno permaneça e conclua as etapas de cada segmento, bem como sobre os Eixos Norteadores da EJA e sobre as principais vitórias e avanços obtidos pela modalidade ao longo dos anos e como a Educação de Jovens e Adultos tem sido, cada vez mais, instrumento de mudança social e pessoal na vida dos alunos.
Em nome da Educação de Jovens e Adultos, o professor Rildo Cardoso merece o reconhecimento da Comunidade pelo trabalho que realizam com tanto empenho e dedicação.
Ao final do programa, o professor nos recitou o poema de sua autoria, sobre a EJA. 

GENTESCOLA

Buscando o saber
Na escola vou bem viver
Tanta coisa pode acontecer
Não vou desistir de crescer.
A escola é Sol na sociedade
Aprendemos em clima de amizade
Sonhos tomando forma, realidade!
A escrita da nossa felicidade.
Se o Governo não liga pra Educação
Somos fortes, persistentes !
Com nossa dedicada participação
Mostraremos que pessoa rude
É quem não cuida da gente!

 

Eliane Andrade
Atitude Educação e Catequese em Comunidade

admradio

admradio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!