IMPORTÂNCIA DA LEITURA


 A leitura é muito importante para o desenvolvimento da língua, para a escrita, ajuda a enriquecer o vocabulário e melhorar o raciocínio além de algo prazeroso de se fazer proporcionando o entretenimento do leitor.  

A leitura tem vários benefícios, como exercitar o cérebro facilitando assim a interpretação de um texto e ajudando no desenvolvimento da imaginação, da comunicação e da criatividade. Como disse Monteiro Lobato: “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê.”

  Com o processo de globalização e a aceleração da evolução das comunicações aparelhos digitais (computadores, celulares, etc.) o ato de ler foi cada vez mais adquirindo um lugar secundário. Contudo a expansão tecnológica proporcionou outras formas de leitura, por exemplo, os famosos e-books.

  Estudos apontam que no Brasil a média de leitura é de 1 livro por ano, esses dados nos deixam em uma posição baixa em relação aos outros países da América Latina. Isso acontece em virtude do “analfabetismo funcional”, que é, quando um indivíduo consegue reconhecer letras e números, mas são incapazes de compreender um texto simples. 

  Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (censo 2010), cerca de 20% da população brasileira é considerada analfabeta funcional. Esse problema estrutural deve-se a precariedade do ensino público do país e proporcionando a falta de incentivos que apoiem o hábito e a importância da leitura nas escolas.

  Portanto é importante criarmos o hábito de ler desde a infância, que deve ser incentivada pelos pais e educadores, para haver o desenvolvimento do senso crítico, da imaginação e ter um melhor vocabulário. 

Por: Joana Dias

One thought on “IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!