RecicloTech no Gama: Conheça o maior programa de descarte de lixo eletrônico no DF e Inclusão Digital

A rádio comunidade está sempre presente nas ações de promoção social, cidadania e cultura tecnológica da cidade do Gama- DF.

E uma iniciativa que vale a pena destacar foi o projeto desenvolvido em parceria com a Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal- FAP- DF e a Secretaria de ciência, tecnologia e Inovação do Distrito Federal (SECTI- DF) E os esforços do Secretário Gilvan Máximo, foram possíveis possibilitar para a população do Distrito Federal, a maior usina de reciclagem de lixo eletrônico da América Latina localizada na cidade do Gama- DF.

Nos da radio comunidade estivemos presentes no lançamento em outubro de 2020 e retornamos ontem no dia 18/11, para acompanhar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nesta usina de recondicionamento de equipamentos eletrônicos.

 Nesta visita estavam presentes a Primeira-Dama do Distrito Federal Mayara Noronha que recebeu do Secretário de Ciência e Tecnologia uma homenagem pelo empenho junto ao projeto.

A inciativa trata-se de um projeto inovador de recondicionamento de lixos eletrônicos que possibilita além da diminuição dos impactos ambientais ocasionados pelo descarte incorreto, possibilita o recondicionamento de equipamentos eletrônicos que são entregues novos para a população do Distrito Federal, estudantes de escola pública, pessoas em situação de vulnerabilidade.

De acordo com o Secretário Gilvan Máximo, a meta é fazer uma revolução tecnológica em Brasília, a expectativa da Secretária de Ciência e Tecnologia é de doar anualmente 30 mil computadores recondicionados para possibilitar a comunidade de baixa renda acesso tecnológico e servir de subsídios para os estudantes que não tem condições.

Além disso a partir do ano de 2021 será ofertado capacitação no local para a comunidade do Gama, o local é equipado com salas de robótica make, tem acesso a impressora 3D, laboratórios de informática, salas de reunião tudo ao alcance da comunidade.

Confira um trecho da entrevista com o Secretário.

Comunicadora Isis Taináh: Programa Feira de Cultura, todas as quintas as 20h

One thought on “RecicloTech no Gama: Conheça o maior programa de descarte de lixo eletrônico no DF e Inclusão Digital

  1. Boa tarde, nem sei se vocês podem me ajudar, mas como autora do projeto com minha colega Adriana, estive enviando emails a tarde toda procurando parceria, Quem sabe se você não puder nos ajudar nesse projeto, possa nos indicar alguém que nos auxilie.

    Sou professora da Escola Classe 03 do Gama há 23 anos e alguns meses,trabalho com alunos do 3º ano e minha colega Adriana, trabalha com 4º ano, do Ensino Fundamental . Ano passado com a pandemia, tivemos a triste notícia de estar trabalhando de forma on-line, com video aulas, na plataforma de ensino. Mas nossa escola atende a uma comunidade de baixa renda e até de certa forma,nossos alunos estão inseridos em uma comunidade com certo risco de perigosidade, pois muitos dos nossos alunos possuem pais envolvidos em gangues, roubos, estando até mesmo presos.

    Uma triste realidade para nossos pequeninos, que por mais que não queiramos pensar na dor e na falta muitas vezes de comida e agasalho, eles ainda são crianças possuem esperança de um mundo melhor. E como educadora muito preocupada com meus alunos, Sei que o unico meio em que posso auxiliar meus alunos é dando a eles uma educação de qualidade, mas como realizar isso se as aulas agora é a distancia? Missão quase impossivel, mas eu creio que com a ajuda de algumas pessoas podemos sim fazer isso.

    Por isso eu e a professora Adriana desenvolvemos este projeto que envolve o tema: Acessibilidade aos alunos carentes. para desenvolver aulas, trabalhar nossos conteúdos e por fim premiar nossos alunos, com um TABLET , no dia das crianças. com intuito de que esse recurso ou presente recebido por eles no dia das crianças deste ano de 2021, sirva como instrumento de estudo. Algo que venha facilitar seu aprendizado. O projeto está em anexo para que possam ler e nos auxiliar.

    Já conseguimos a parceria do Ministério da Saude que irá adotar 100 alunos , onde entregaremos a eles 100 cartinhas dos nossos alunos com relato pessoal de cada um e com foto deles, para que os servidores desta área venham adotar uma cartinha e comprar um tablet para esse aluno, deixando um cartinha ou bilhete também para esse aluno. Estaremos trabalhando todos os conteúdos de forma interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar.e o gênero textual: Relato Pessoal, Carta, bilhete. Dentro do conteúdo de geografia: meios de comunicação atual. Precisamos muito que as instituições venham colaborar adotando as cartinhas dos alunos. Também já conseguimos a parceria com a Rádio Nacional que irá divulgar nosso projeto, já foi realizado uma entrevista comigo, com a mãe de um dos meus alunos e também com uma aluna. Estamos divulgando o projeto a fim de que as metas sejam alcançadas.

    Teríamos um inicio do projeto junto aos alunos em 1 de junho, onde estaríamos entregando essas cartinhas no dia 02 a vocês e a instituição teria 4 meses pra conseguir arrecadar esses Tablets para os alunos.pois desejavámos entregá-los no dia das crianças do ano vigente.

    Poderíamos sim fazer propaganda, divulgar a impressa. o que fosse preciso para que houvesse realmente essa parceria entre nós.

    Deixo em anexo o planejamento do projeto que pode sim ser adaptado a essa instituição caso queiram fazer alguma modificação.

    Meu telefone de contato , também whatsapp é- Gesilenye Finney 61- 994414464

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!