Rota Brasília Capital do Rock
No dia 13 de julho de 2021, foi inaugurado a rota do rock no Distrito Federal, esta iniciativa em conjunto com diversos setores, como: Secretaria de Turismo (Setur), à Secretaria de Economia (Seec) e à faculdade União Pioneira de Integração Social (Upis) definirem os pontos do roteiro que são berços do rock em Brasília. O mapeamento tem curadoria de Philippe Seabra, vocalista da banda Plebe Rude, e da produtora cultural Tata Cavalcante.
E hoje dia 12 de agosto de 2021, teve outra ação que faz parte da rota do rock, essa iniciativa demarca uma imersão sob o olhar do estilo musical consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial do DF perpassado por diversos pontos turísticos.
A visita de hoje, iniciou-se na Secretaria de Turismo, por seguinte fizemos uma rota para o Teatro Galpãozinho (508 Sul), que era ponto obrigatório para todos os artistas em suas múltiplas expressões artísticas dança, teatro, música na década de 70 se apresentar. E atualmente é conhecido como o Espaço Renato Russo, em homenagem ao poeta referência da capital.
Em segundo fomos na Colina- UNB, considerado um berço de do rock, onde os movimentos nasceram movido pelos filhos dos professores universitários que se reuniam com a curiosidade intelectual e rock. Lugar onde frequentava Renato Russo, e onde morava membros que formaram a banda Aborto Elétrico, Plebe Rude e Capital Inicial e todos instigados pelo grande músico Toninho Maya que foi homenageado na placa.
E finalizamos a nossa visita na UPIS 912 Sul, visitando a mini exposição do rock.
A exposição é somente hoje dia 12/08 e a partir das 17h está aberta ao público com instrumentos inéditos, discos das bandas brasilienses.