Vantagens da educação financeira

E aí pessoal, aqui é o DihCash, espero que vocês estejam muito bem e sem enrolação, vamos ao que interessa. Hoje quero iniciar falando sobre os benefícios da educação financeira. Pode até parecer bobagem, e você achar que não precisa aprender nada sobre o dinheiro, mas garanto que se você acompanhar nossos encontros irá melhorar muito sua relação com o dinheiro, terá mais controle sobre seu dinheiro e não deixará que ele e seus desejos tenham controle sobre você. 

Sejam muito bem-vindos a mais esse encontro e hoje vamos falar sobre as vantagens de se educar financeiramente.

Já sabemos que educação financeira não se resume a apenas poupar dinheiro não é mesmo? mas sim, uma mudança completa de atitudes e decisões acerca do seu padrão de vida que impactará de forma direta no seu presente e no seu futuro.

Sendo assim enumerei 7 benefícios desse novo estilo de vida, e eu espero que você passe a adotar. 

1 – Você se prepara para o inesperado: pessoal é triste o que eu vou falar, mas é a realidade, eu vi muitos amigos e conhecidos perderem seus empregos nessa pandemia, e o pior de tudo é que eles não tinham nenhum dinheiro guardado, nenhuma reserva. Mas Diego, ninguém previu essa crise, não tinha como saber. Exatamente, pessoal. Mas como no xadrez, você sempre deve estar 2 jogadas a frente do seu adversário, ou seja, você deve se preparar para qualquer adversidade, qualquer atipicidade. E uma boa forma de se preparar para crises e momentos de desemprego é fazendo uma reserva de emergência, falarei mais sobre isso em momento oportuno fiquem tranquilos. Enfim, uma pessoa que se educa financeiramente sabe que é fundamental poupar parar quaisquer situações inesperadas.  

2 – Você passa a ter uma vida mais equilibrada financeiramente: pois um dos sintomas da pessoa que não é educada financeiramente, é o excesso de gasto como por exemplo um consumo exagerado de roupas, sapatos, bolsas e outros utensílios, o uso descontrolado do cartão de crédito e aquela necessidade de comprar tudo parcelado e achar que vai conseguir pagar no final do mês. 

O problema é que achar e poder são coisas totalmente diferentes né pessoal. Uma coisa é você achar que vai conseguir pagar a outra é poder pagar. 

3 – Você evita algumas surpresas no final do mês: uma pessoa sem uma noção básica de educação financeira não consegue ter controle sobre seus gastos, simplesmente vai comprando tudo que vê e que realmente lhe interessa, vai passando tudo no cartão de credito e não se dá conta de que uma compra aqui e outra compra ali pode resultar em uma fatura cheia de surpresas no final do mês. 

4 – Você evita vários problemas de saúde: sabemos que a falta do dinheiro ou a má gestão dele pode gerar muito estresse e até problemas de saúde como a insônia, falta de apetite, má digestão, menstruação desregulada, perda de cabelo e o pior de tudo a depressão. Não é à toa também que muitos casais, quando não entendem de educação financeira, se separam por que não conseguem controlar e aceitar os gastos desnecessários do parceiro causando assim a falta de dinheiro em outras áreas importantes como aquela feira do mês ou as contas de água, luz e gás. Evitar esses problemas aplicando noções básicas de educação financeira é fundamental para a vida de qualquer pessoa. 

5 – Você deixa de fechar o mês no vermelho: um dos pesadelos mais corriqueiros de quem não entende de educação financeira é viver fechando o mês no vermelho, a pessoa recebe o salário e alguns dias depois não tem mais nenhum centavo no bolso. Deve ser frustrante saber que ainda faltam muitos dias para o próximo pagamento e de repente você precisa comprar um remédio, a fralda do bebe, o leite que acabou, enfim, problemas que certamente você vai aprender a evitar acompanhando nossos ensinamentos. 

6 – Você passa a ter controle sobre seus desejos: ter controle sobre nossos desejos é algo difícil, eu admito isso, principalmente por que o desejo está ligado a parte mais emocional do ser humano, sendo assim, você geralmente age pela emoção quando se trata do desejo de comprar. Não entanto, ter o controle dos nossos desejos é algo fundamental para se manter uma vida equilibrada financeiramente. Saber a hora de comprar e quando não comprar é algo que uma pessoa educada financeiramente certamente vai saber.

7 – Você se torna mais seletivo e criterioso: você certamente já se apaixonou por algum objeto, comprou naquela emoção danada e menos de 1 semana depois deixou aquele item de lado. Bom, acredite, isso acontece com muitas pessoas e já aconteceu comigo, isso mesmo pessoal, eu já comprei coisas que no calor do momento pareciam interessantes, mas depois de alguns dias ou semanas perdia todo encanto. comprar coisas no calor do momento e depois perder o desejo é muito natural. No entanto, uma pessoa que se educa financeiramente passa a analisar muito cada compra que faz, busca um real sentido naquilo. E geralmente faz a si mesmo as seguintes perguntas eu realmente preciso disso? Vai ser útil no curto e no longo prazo? Ou é algo que apenas vai inflar meu ego e saciar meu desejo de consumo. você se torna mais seletivo e passa a analisar cada compra que faz. 

Pessoal, eu vou ficando por aqui, espero que tenham gostado do nosso encontro. Desejo a vocês tudo de melhor sempre. fiquei com Deus e até… até mais. 

Por: Dihcash
Instagram: dih.cash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!