Você sabe realmente a profundidade do significado dessa data?

Em 2003, o Governo Federal determinou que fosse incluída no calendário curricular a seguinte temática: História e Cultura Afro-Brasileira e, consequentemente, as escolas passariam a comemorar a Consciência Negra.

Essa data não foi escolhida sem propósito, no dia 20 de novembro de 1695 foi assassinado Zumbi dos Palmares, último líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores quilombos do Brasil, localizado no estado de Alagoas. E o objetivo de celebrar esse dia é levar a sociedade à reflexão sobre a força, a resistência, a coragem e o sofrimento que o povo negro vivenciou no Brasil.

Durante todo o período de escravidão, os negros foram constantemente humilhados, maltratados, torturados e até mortos por seus “senhores”, que não os viam como seres humanos, mas sim, como objetos de suas propriedades.

Toda essa conscientização social por parte do Estado tem a finalidade de despertar a autoestima da população negra e reforçar as suas origens, colocando o negro como protagonista da sua própria história.

História essa, construída com dignidade e respeito, e que possui ainda muito a avançar, há todo um horizonte a se conquistar, mas devemos certamente reconhecer que, ao olhar para trás, um longo caminho já foi percorrido e muitas vitórias, alcançadas.

Fontes:

https://almapreta.com/editorias/realidade/por-que-20-de-novembro-e-o-dia-da-consciencia-negra acesso em 20/11/2020.

https://www.geledes.org.br/o-que-e-consciencia-negra/ acesso em 20/11/2020.

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-consciencia-negra.htm acesso em 20/11/2020.

Por: Thais Latifa
Comunicadora do Programa Mundo Árabe, todas as terças as 20h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Peça sua Música!